quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Solidariedade para todos os dias

Oi meninas!!

O post hoje é meio diferente... Chega o fim de ano e sempre vemos várias campanhas para ajudar ao próximo não é? É uma maravilha poder fazer algo por quem necessita de uma ajuda especial. Quando pensamos em ajuda, geralmente vem logo aquele pensamento: cesta básica, brinquedos, roupas... Ótimo!!! Muitos não têm sequer o que comer e é muito válido fazer doações neste sentido. Há alguns lugares muito bons para fazermos as doações, como por exemplo: asilos, creches e até no meio da rua.

Ontem no Blog de Lu Tranchesi ela destacou a ação solidária dos correios com a campanha para adotar uma cartinha de uma criança e ser o papai noel dela no ano. Eu mesma já participei da campanha e, há cartinhas que são de chorar. É outra forma maravilhosa de se ajudar!



Mas hoje em especial, senti vontade de compartilhar com vocês a necessidade de outro tipo de ajuda...Em outros locais, com outro público. Como já falei no blog, sou fisioterapeuta e tive a oportunidade de  conhecer alguns lugares e pessoas especiais. Elas precisam SIM, de comida e roupa mas, precisam muito, muito mais de um carinho, de uma palavra ou de 10 minutinhos de brincadeira.

Como sou da área de pediatria, selecionei 3 lugares para sugerir a vocês para se um dia alguém puder,  dedicar meia horinha que seja, a uma pessoa desconhecida!

  • CAPSi: Centro de atenção psicossocial integrada infantil. Esta instituição faz atendimento a crianças com distúrbios psiquiátricos e em alguns casos, neuromotores. As crianças não são internas, passam horas lá e há atendimento interdisciplinar para elas. Vocês precisam ver a alegria delas em receber uma visitinha e não fazem idéia do quanto tem efeito positivo na vida delas, interagir com as pessoas. Só de você sentar e desenhar com uma criança, consegue notar a diferença nas feições e a alegria dos pequenos.
  • Hospital de Trauma e HU: No hospital, como vocês sabem, há diversas alas e a pediatria vive cheia!! Já vi pessoas indo visitar as crianças, levando brincadeiras, presentes e, para elas é muito bom ver alguém sem jaleco, sem agulhas e seringas por perto!!! Mexe muito com uma criança ficar longe de casa, doente, sem poder brincar, sem ir à escola e ainda passando por tratamento. É uma maravilha inclusive para as mães, que às vezes ficam dias sem poder  ir em casa pois não tem quem fique com a criança no hospital para que elas possam sair um minutinho que seja.
  • APAE: Acho que esta nem necessita de apresentações e descrições não é? Assim como as demais, apresenta crianças fragilizadas e com necessidades muito especiais. E ajuda bastante no tratamento, sair da rotina e ter atividades diferentes. Isto ajuda tanto a desenvolver a parte neuromotora das crianças quanto a parte psicológica.



Enfim gente...Seja sozinho, seja em grupo, quando forem fazer ações solidárias, lembrem-se destes pequenos!! Eles necessitam demais de cuidado e atenção!!!! Vale à pena investir em atividades nestes locais, seja quais forem as atividades. Como disse anteriormente: roupa, comida, brincadeira, tudo é válido...Principalmente ATENÇÃO e CARINHO!!!

Para terminar o falatório ( hoje estou uma matraca não é?) : Ajudar nunca é demais...Que tal tentarmos nos acostumar a olhar para o próximo o ano todo??? Fome, frio e solidão não chegam só no fim do ano!

Fiquem com Deus!!!

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário